terça-feira, 8 de novembro de 2011

OpenSUSE 12.1 no MacBook Air

Não há guias de como instalar o OpenSUSE em qualquer Mac. E as guias de que eu encontrei sobre a instalação de outros Linux no MacBookAir4, são todos incorretos de muitas maneiras. Então achei que deveria escrever meu próprio guia. Este é um alvo a pessoa pouco experiente em Linux. Instalando Linux em um Mac pode não ser algo que um iniciante deve tentar. Assim, em várias das etapas que eu não estou tentando dar-lhe todos os pequenos detalhes e opção de comando que eu estou supondo que você sabe como usar dd ou como descobrir qual o dispositivo que o seu USB stick aparece sob ...

1 - Primeiro você precisa decidir se quer manter o MacOS junto. É fácil fazer - só diminuir a partição Mac usando o utilitário de disco e criar uma partição FAT no espaço livre - que é a partição que você irá, mais tarde, substituir durante a instalação.

2 - Enquanto iniciado o MacOS, instale rEFIt em seu MBA. Isso levará dois reboots antes de funciona, mas então você deve começar com o gerenciador de boot no início.

3 - Em seguida, ignore todos os guias mostrando-lhe vários scripts para criar USB sticks de arranque para o Mac. Todos eles tentam usar algum tipo de partição FAT e que não funciona. Tudo que toma é a dd a imagem iso de um dos CDs de instalação (eu escolhi o Gnome live CD) para um USB stick. Reinicie o seu MBA e o rEFIt deve mostrar-lhe o USB stick como um dispositivo inicializável ( USB sticks obter um crachá retangular estranho laranja em seu logotipo).

4 - Na tela de inicialização de instalação digite na linha de argumentos adicionais de inicialização nomodeset, o que irá evitar o uso do Intel modo gfx configuração no kernel de instalação, que não joga bem com o MBA - em vez disso, será executado em 1024 × 768 VESA modo o que é bom para a instalação. Hit retorno e depois de um tempo você verá o instalador gráfico começar.

5 - Instalar, como de costume, se você decidiu ir para dual boot ter cuidado com o particionador. Para mim a sugestão padrão incluídos reformating /dev/sda1, the EFI partition. Provavelmente uma má idéia. Mas se você simplesmente pegar Criar Setup partição e, em seguida, escolheu a partição que você deseja substituir (a partição FAT que criamos anteriormente). E então tudo parece funcionar sem problemas. Eu tentei primeiramente btrfs mas infelizmente com o novo kernel, vamos construir em um momento que estava pendurado meu computador duas vezes - para que eu reinstale com ext4. Eu decidi ir com uma solução baseada em LVM que criptografa os dados no disco - que parece ser a abordagem sã. YaST, por alguma razão decidiu deixar a maior parte do espaço não utilizado criando apenas um sistema de arquivos raiz 20G e um volume de swap bastante pequeno 2G. Então eu manualmente expandiu os para valores mais razoáveis (6G de swap como costumo usar máquinas virtuais e todo o resto do espaço para o sistema de arquivos raiz como eu não quero uma partição home separada).

6 - A instalação funciona muito bem depois disso. Mas após a primeira reinicialização você não pode escolher nomodeset - pois pode obter gráficos quebrado. Simplesmente ignorar isso - YaST irá iniciar em modo texto e concluir a instalação. Depois disso, você pode reiniciar e mais uma vez digite nomodeset e terá gráficos de trabalho.

7 - Em seguida precisamos instalar alguns pacotes e obter-lhe o kernel mais recente. Conectar a rede sem fio, inicie o YaST e instalar pelo menos git, gcc e fazer gsynaptics mais (para o touchpad).

8 - Receba os últimos do kernel. Agora isto significa o mais recente no git, como até mesmo 3.1 é muito velho (você precisa alterações que foram adicionados durante a janela de mesclagem). Como este ideia da guia você pode tirar 3.1-rcx ou um kernel mais novo.


git clone \
git://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/torvalds/linux.git
9 - Linus criou um corte razoavelmente baixo do kernel config que eu editei um pouco mais e parece funcionar bem até agora - eu não tenho jogado com todos os dispositivos (bluetooth, câmera, etc), mas o básico está lá. Sinta-se livre para fazer o download que kernel.config ( http://www.hohndel.org/communitymatters/wp-content/uploads/2011/11/kernel.config ), copiá-lo para linux/.config e execute make oldconfig - você deve ser capaz de usá-lo como ponto de partida para a sua configuração.

Compilar o kernel, instale-o e seus módulos:

make
sudo make modules install
sudo make install

10 - Edite o arquivo /boot/grub/menu.lst para remover a entrada vga= no final dos parâmetros de inicialização do kernel, faça 0 item (o novo kernel) do padrão e reinicie. Você agora deve ter uma tela de resolução máxima e ser recompensado com o pleno Gnome 3 (eu ainda não sou um grande fã do Gnome 3, mas eu disse a mim mesmo Eu só preciso dar-lhe mais tempo).

Login, abra um terminal vamos para configuração de som.

alsamixer -c0
Parece que, por padrão as saídas são mutted. Cursor à direita e depois m para liberar o som. ESC para sair.

11 - abra a configurações do sistema (em Gnome3, clique no seu nome no canto superior direito) e selecione com seu Mouse e Touchpad. Ligue as características que você quer (como dois rolagem com o dedo).

11.2 - Eu, pessoalmente, não gosto de ter que pressionar fn para chegar a uma tecla de função, então eu adicionei

echo 2 > /sys/module/hid_apple/parameters/fnmode
to /etc/rc.d/boot.local que lhe dá as teclas de função por padrão e teclas especiais, pressionando a tecla fn. O mapeamento para as teclas especiais ainda está errado (precisa descobrir como corrigir isso), mas é apenas algumas pequenas alterações: F12 ainda lhe dá Eject mesmo que não há drive óptico, as teclas de volume são apenas um à esquerda do os rótulos, o ecrã de brilho trabalho chaves, os outros não parecem fazer muito útil, ainda. Eu definitivamente quero pegar as chaves backlight teclado para trabalhar.

Eu ainda não amo o jeito que as coisas vão no touchpad (selecionar o texto é uma dor sem botões real, clique em meio e da direita são apenas estranhos, etc). Eu não tenho brincado com a webcam ou bluetooth. Mas neste momento eu diria que o MacBook Air é funcional com OpenSUSE. E é uma bela máquina e muito leve ...

Tradução de: http://www.hohndel.org/communitymatters/opensource/opensuse-12-1-on-a-2011-macbook-air/

Nenhum comentário:

Postar um comentário